sexta-feira, 11 de julho de 2014

Santa Catarina

Bandeira

A bandeira do estado de Santa Catarina foi instituída inicialmente pela lei nº 126 de 15 de agosto de 1895, a mesma lei que instituiu o brasão do estado de Santa Catarina durante o governo de Hercílio Luz, e tinha como autor José Boiteux.
Pelo artigo 3º  daquela lei, a bandeira de Santa Catarina era composta de faixas brancas e vermelhas dispostas horizontalmente em número igual ao das comarcas do Estado e de um losango verde colocado no centro da bandeira, dentro do qual havia estrelas de cor amarela, correspondentes aos municípios do estado.
Durante o Estado NovoGetúlio Vargas suspendeu o uso de símbolos estaduais, incluindo a Bandeira e as Armas, através da constituição brasileira de 1937 e do Decreto-lei nº 1.202 de 8 de setembro de 1939. Só em 29 de outubro de 1953 a Lei estadual nº 975, sancionada pelo governador Irineu Bornhausen (regulamentada em 19 de fevereiro de 1954 pelo Decreto nº 605) revitaliza o uso dos símbolos estaduais. Essa lei também alterou o desenho da Bandeira, baseando-se no desenho original, e que se mantém até hoje.
Após a alteração, a bandeira de Santa Catarina passou a ser composta de três faixas horizontais idênticas, sendo as das extremidades vermelhas e a do centro branca; sobre as faixas, um losango verde-claro que representa a cor de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do estado. A mesma Lei estabeleceu também a Bandeira do Estado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_de_Santa_Catarina
Pontos Turísticos 

  Ilha Da Magia:  
Florianópolis, a Ilha da Magia reserva muitas atrações para o turista. A capital de Santa Catarina está repleta de belezas naturais. São 431 quilômetros quadrados de terras com lindas praias, dunas, lagoas, cachoeiras, costões rochosos e ilhas.
Com águas mais quentes, o Norte da Ilha acordou primeiro para o turismo e hoje tem a melhor infra-estrutura da Ilha, as praias de Canas vieiras e Ingleses são uma boa opção. Na costa Leste estão as melhores praias para a prática de esportes radicais como a Joaquina e a Praia Mole. No Sul ficam as praias para quem quer um pouco de tranquilidade, destacando a virgem e isolada Lagoinha do Leste.
A colonização da Ilha é de origem açoriana, os moradores locais, chamados carinhosamente de "Mane zinhos da Ilha", falam rápido e cantado. O povoamento começou em 1673 com a chegada do bandeirante Francisco Dias Velho.A ilha é perfeita para quem gosta de aventura, os esportes radicais são um ponto alto da região, pode-se praticar diversos esportes como o surf, skate, windsurf , vela, parapente, asa delta, mountainbike e sandboard nas dunas da Joaquina.
Hoje a paisagem da Ilha de Santa Catarina, está divida entre o pescador que costura sua rede, a rendeira que trabalha os bilros ajoelhada em sua barraca e os turistas vindos de todas as partes do mundo, que provam o sabor da sequência de camarão (prato típico da região), além é claro das belezas naturais. http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/a-ilha-perde-a-magia
     Pomerode é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localizado na Mesorregião do Vale do Itajaí e na Micro região de Blumenau.    Até o século XVI, a região do atual município de Pomerode era território tradicional dos índios carijós. Com a chegada dos colonizadores portugueses, nesse século, os carijós foram escravizados e exterminados.
Desde então, a região permaneceu pouco povoada, até o início da imigração alemã no Brasil, no século XIX. Foi, então, fundada uma colônia na área, criada em 1861 pelos imigrantes pomeranos, estrategicamente localizada entre Blumenau e Joinville. A localização foi incentivada pelo doutor Hermann Blumenau, para que, assim, se fortalecesse o comércio entre ambas as cidades. Os lotes de terras foram divididos entre os imigrantes, que se dedicaram à produção de arrozbatatafumomandiocafeijão e à criação de animais. Com a chegada do século XX, pequenas indústrias se instalaram na região, com destaque para as de porcelana.
A maior parte desses imigrantes alemães vieram da histórica região da Pomerânia, de onde se origina o nome do município, situada entre o norte da Alemanha e a Polônia. Os pomeranos são descendentes de uma mistura de povos germânicos e eslavos e, desde o século XII, quando passaram a fazer parte do Sacro Império Romano-Germânico, sofreram um processo de germanização de seu idioma e costumes. Quando chegaram ao Brasil, os pomeranos não se identificavam como alemães, pois possuíam características culturais distintas. Entretanto, com o passar do tempo, acabaram se incluindo entre os alemães.
Dentre os diversos grupos de alemães que emigraram para o Brasil, os pomeranos formam uma minoria e, por isso, quando aqui chegaram, mesclaram-se com outros grupos germânicos, o que contribuiu para que perdessem sua herança cultural. Apenas em três estados brasileiros os pomeranos formaram comunidades autônomas que contribuíram para a manutenção dos seus costumes: em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, e em Pomerode. 
                             http://pt.wikipedia.org/wiki/Pomerode                         

      Itajaí: Situada na foz do Rio Itajaí-Açu, entre o mar e a serra, a cidade recebeu este nome não por acaso. Itajaí significa “rio que corre sobre as pedras” e foi por este rio que chegaram os desbravadores da cidade. Interessante por sua geografia, beleza e organização, a cidade é um exemplo de como cultivar e preservar a natureza e a cultura dos povos colonizadores. O fácil acesso através da BR 101, a proximidade com Balneário Camboriú e com o parque de diversões Beto Carreiro World, na cidade de Penha, atraem diversos visitantes. Situada a 90 km da capital, é possível chegar a Itajaí vindo por Balneário Camboriú ou através de três trevos: o Itajaí-Brusque, que liga a BR-101 ao centro, o da avenida Adolfo Konder, que dá acesso ao terminal rodoviário e o Itajaí-Blumenau, que fica no norte da cidade.
Conhecida principalmente por ser uma cidade portuária, é realmente o porto a alma deste lugar e o principal impulsionador da economia de Itajaí. Desde muito tempo as terras banhadas pelo mar e rio são porta de entrada dos imigrantes. Não demorou muito para que o desenvolvimento da cidade prosperasse e o município se interligasse cada vez mais ao porto. O município de Itajaí foi criado em 04 de abril de 1859, mas sua instalação somente ocorreu em 15 de junho de 1860.                                                                                 
http://www.guiasantacatarina.com.br/itajai/
    A Dança tipica Chimarrita que nosso grupo apresentou.                                                                                                

Publicado por :

Yasmim ,Marlon

Nenhum comentário:

Postar um comentário